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Como Parar de Fumar?

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Como Parar de Fumar?

Em primeiro lugar, parar de fumar exige um grande esforço, pois a nicotina é um produto que causa, em mais de 50% dos casos, uma forte dependência física e psicológica.

Da mesma forma que um paciente em tratamento para dependência química, a pessoa quando deixa de fumar, vai sentir uma série de sintomas, como irritabilidade, tristeza e dificuldade de se concentrar.

Apenas lembrando que tentar várias vezes largar o vício e não conseguir, não significa uma falta de vontade. É difícil mesmo!

Portanto, se você está passando por esse tipo de situação, confira, a seguir, dicas que podem ajudar bastante e tornar esse processo mais fácil.

Por que parar de fumar?

Antes de mais nada, por que você quer parar de fumar?

Você quer ter um filho, pelas pessoas que ama, por sua saúde…cada fumante tem um motivo, e ter isso em mente vai ajudar a te motivar a seguir em frente.

E toda vez que pensar em fumar novamente, pense no motivo pelo qual você quer abandonar o vício.

Outro ponto importante é saber qual método é o melhor. Cada pessoa é única e o que funciona para uma, pode não ser eficaz para você.

Será que é melhor parar de repente ou progressivamente?

Como parar de fumar?

Na verdade, não existe um método para parar de fumar que seja adequado para todas as pessoas.

Cada uma, conforme seu grau de dependência e seus motivos para fumar, deve descobrir o que vai funcionar melhor.

Da mesma maneira que um paciente em uma clínica de recuperação, a abordagem vai variar de pessoa para pessoa.

Um dos motivos pelos quais as pessoas não abandonam o vício é porque acreditam que vão ganhar peso.

No entanto, não é o cigarro que faz você ganhar peso, mas os alimentos que come a mais para resistir à tentação.

Manter uma dieta equilibrada e fazer atividades físicas vai ajudar a evitar ou limitar o ganho de peso.

Dicas que ajudam a parar de fumar

Realmente, é necessário ter muita determinação e força de vontade para deixar de fumar, e pode parecer uma tarefa impossível.

Guardadas as devidas proporções, quando um dependente toma a decisão de se submeter a um tratamento para alcoolismo, também requer muito foco.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a largar o vício:

  • Reduza progressivamente a quantidade de cigarros e defina quantos cigarros vai fumar no dia e deixe no maço apenas essa quantidade. Além disso, tente fumar somente até a metade;
  • Estabeleça uma data para parar de fumar, e é importante que cumpra essa data;
  • Organize seu dia a fim de evitar os momentos onde você tem mais vontade de fumar. Por exemplo, se tomar um café após o almoço vem acompanhado necessariamente de um cigarro, faça outra coisa;
  • Ocupe seus dedos, especialmente nos primeiros dias, mas evite ocupar suas mãos com petiscos ou outros alimentos;
  • Masque um chiclete quando surgir a vontade de fumar;
  • Evite beber álcool.

Quais os benefícios de parar de fumar?

Os benefícios de largar o cigarro são inúmeros e alguns são evidentes logo após parar de fumar:

  • Você sente mais os gostos e cheiros;
  • Você se sente com mais fôlego;
  • Você fica com um hálito melhor;
  • Você faz muita economia de dinheiro.

E, a longo prazo, os benefícios são ainda mais importantes:

  • Reduz o risco de câncer;
  • Melhora sua capacidade respiratória;
  • Reduz a pressão arterial e melhora a saúde do coração;
  • Menos risco de infarto e AVC;
  • Aumenta a expectativa de vida.

Portanto, vale ou não a pena abandonar de vez o cigarro?

 

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