Fale com nossa equipe agora mesmo: (11) 97486-1707

Como Convencer um Alcoólatra a se Tratar?

convencer um alcoólatra a se tratar

Como Convencer um Alcoólatra a se Tratar?

 

Realmente não é uma tarefa fácil convencer um alcoólatra a se tratar, mas é possível, no entanto, você vai precisar de um pouco de paciência.

Isso porque, quem é dependente alcoólico geralmente não admite que tem um problema, e essa negação pode dificultar.

Portanto, para tentar fazer com que o alcoólatra busque por um tratamento para alcoolismo, pode ser um processo um tanto demorado, estressante, e por isso, é importante estar preparado.

Se você tem um familiar ou amigo e quer convencê-lo a buscar tratamento, selecionamos aqui umas dicas que podem ajudar nesse momento!

Como convencer um alcoólatra a se tratar?

Um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias é tentar convencer um alcoólatra a se tratar, principalmente pelo fato dele negar que está doente.

É comum o alcoolista dizer que consegue parar na hora que quiser, mas todos sabemos que isso não é verdade, pois sem ajuda especializada, dificilmente ele vai largar o vício sozinho.

Confira, a seguir, dicas de como lidar com isso da melhor maneira possível, de forma que a pessoa queira buscar tratamento:

Escolha o momento certo para conversar

Saber o momento certo para conversar, assim como escolher as palavras, pode fazer toda a diferença.

É preciso ter serenidade e muita paciência, e aproveite quando a pessoa estiver sóbria, caso contrário, “vai entrar por um ouvido e sair por outro”.

Nada de criticar e julgar

Se você começar a julgar o alcoolista e criticar suas ações, ele vai se afastar ainda mais, pois o que ele precisa é de compreensão.

E como o seu objetivo é convencê-lo a buscar tratamento para dependência química, o efeito vai totalmente ao contrário.

Mostre os malefícios

De uma maneira sutil, procure mostrar não apenas os malefícios do álcool para ele próprio, mas também para todos à sua volta.

É preciso que ele tenha consciência que seus atos têm uma consequência, e como isso está afetando sua vida pessoal e profissional.

O alcoólatra é responsável por suas ações

É normal os familiares, particularmente os pais, passarem a mão na cabeça, por assim dizer, e dar uma explicação para o uso do álcool.

Dessa forma, em vez de ajudar, acabamos atrapalhando. Além disso, ele precisa saber que tudo o que faz é responsabilidade dele e de mais ninguém.

Busque ajuda

Para convencer um alcóolatra a se tratar, o ideal é ter argumentos bem consistentes, e nada melhor do que se cercar do máximo de informações.

Por isso, converse com profissionais habilitados, até para ter uma ideia de como agir nessas situações.

Tome uma atitude

Vamos supor que você já fez de tudo e a pessoa não assume que precisa se tratar em uma clínica de recuperação.

Na verdade, o ideal é que isso partisse dele, mas se você perceber que há um risco envolvido, seja para ele ou outras pessoas, saiba que a família pode recorrer a uma internação involuntária.

Dar todo apoio e acolhimento

A chave para convencer um alcóolatra a se tratar é fazer com que a pessoa se sinta acolhida e confie em você.

É essencial manter o diálogo sempre aberto, a fim de que o alcoólatra tenha liberdade para se expressar, sabendo que não vai ser atacado nem julgado.

Com essas dicas, vai ficar mais fácil convencer um alcóolatra a se tratar, mas tenha em mente que pode ser um processo um pouco demorado, mas vale a pena persistir!

 

Post a Comment